Curso Basico Elementar da Alma

Curso Basico Elementar da Alma

Associação Paz e Amor de Viana do Castelo

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4900-379 Viana do Castelo





CURSO BÁSICO ELEMENTAR
SOBRE A ALMA


APA- ASSOCIAÇÃO PAZ E AMOR
Org. - Guido Pinheiro

Inicio: Abril de 2009
Final: Julho de 2009






1. Objectivo

Vamos iniciar mais um pequeno curso e, desta vez vamos falar sobre a Alma, com
base nas obras da codificação de Allan Kardec.
Esperamos que desta vez haja mais participação ao longo do curso, a fim de que
todos nós possamos aumentar o interesse pelo mesmo e ao mesmo tempo enriquecer-
nos de conhecimentos que são tão necessários, não só no nosso dia-a-dia como também
para sermos capazes de ajudar irmãos que necessitem de nós quer sejam encarnados ou
desencarnados, mas também para nos ajudar a conhecer melhor a doutrina Espírita.
.

APA


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Índice




1. Objectivo 1
1º Caderno 3
2- ALMA I 3
2. ALMA I 4
3. Minigrupos (Caderno Nº1) 6
4. Teste (Caderno Nº1) 7
8
2º Caderno 8
5- ALMA II 8
5. ALMA II 9
6. Minigrupos (Caderno Nº2) Erro! Marcador não definido.
7. Teste (Caderno Nº2) Erro! Marcador não definido.
3º Caderno 13
8- ALMA III 13
9- MINIGRUPOS 13
8. ALMA III 14
ESPÍRITO (Do lat. Spiritus, de spirare, soprar). 15
ESPÍRITO ELEMENTAR (ALMA)() 15
PERISPÍRITO De per, em redor, e Spiritus, espírito. 16
9. Minigrupos (Caderno Nº3) Erro! Marcador não definido.
10. Teste (Caderno Nº3) Erro! Marcador não definido.
4º Caderno 19
11. FLUIDO UNIVERSAL 20
12. FLUIDO VITAL 20
13. PRINCÍPIO VITAL 21
14. Obras consultadas 23
15. Mini grupos (Caderno Nº4) Erro! Marcador não definido.
16. Teste (Caderno Nº4) Erro! Marcador não definido.





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1º Caderno





2- ALMA I
3- MINIGRUPOS

4- TESTE





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2. ALMA I
ALMA (do lat. anima; do gr. Anemos,,sopro, emanação, ar).
Allan Kardec na Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita (O LIVRO DOS
ESPÍRITOS)
(...)
Segundo uns, a alma é o princípio da vida material orgânica. Não tem existência
própria e se aniquila com a vida: é o materialismo puro. Neste sentido e por
comparação, diz-se de um instrumento rachado, que nenhum som mais emite: não tem
alma. Em conformidade com essa opinião, a alma seria efeito e não causa.
Pensam outros que a alma é o princípio da inteligência, agente universal do qual
cada ser absorve uma certa porção. Segundo esses, não haveria em todo o Universo
senão uma só alma a distribuir centelhas pelos diversos seres inteligentes durante a vida
destes, voltando cada centelha, mortos ou seres, à fonte comum, a se confundir com o
todo, como os regatos e os rios voltam ao mar, donde saíram.
Essa opinião difere da precedente em que, nesta hipótese, não há em nós somente
matéria, subsistindo alguma coisa após a morte. Mas é quase como se nada subsistisse,
porquanto, destituídos de individualidade, não mais teríamos consciência de nós
mesmos. Dentro desta opinião, a alma universal seria Deus, e cada ser um fragmento da
divindade. Simples variante do panteísmo.
Segundo outros, finalmente, a alma é um ser moral, distinto, independente da
matéria e que conserva a sua individualidade após a morte. Esta acepção é, sem
contestação, a mais geral, porque, debaixo de um nome ou de outro, a ideia desse ser
que sobrevive ao corpo se encontra, no estado de crença instintiva, não derivada de
ensino, entre todos os povos, qualquer que seja o grau de civilização de cada um. Essa
doutrina, segundo a qual a alma é causa e não efeito, é a dos espiritualistas.
Sem discutir o mérito de tais opiniões e considerando apenas o lado linguístico da
questão, diremos que estas três aplicações do termo alma correspondem a três ideias
distintas, que demandariam, para serem expressas, três vocábulos diferentes. Aquela
palavra tem, pois, trípla acepção e cada um, do seu ponto de vista, pode com razão
defini-la como o faz. O mal está na língua dispor somente de uma palavra para exprimir
três ideias. A fim de evitar todo equívoco, seria necessário restringir-se a acepção do
termo alma a uma daquelas ideias. A escolha é indiferente; o que é necessário é que
haja o entendimento entre todos reduzindo-se o problema a uma simples questão de
convenção. Julgamos mais lógico tomá-lo na sua acepção vulgar e por isso chamamos
ALMA ao ser imaterial e individual que reside em nós e sobrevive ao corpo.
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Concebe-se que, com uma acepção múltipla, o termo alma não exclui o
materialismo, nem o panteísmo. O próprio espiritualismo pode entender a alma de
acordo com uma ou outra das duas primeiras definições, sem prejuízo do Ser imaterial
distinto, a que então dará um nome qualquer. Assim, aquela palavra não representa uma
opinião: é um Proteu, que cada um ajusta a seu bel-prazer. Daí tantas disputas
intermináveis.
Evitar-se-ia igualmente a confusão, embora se usasse o termo alma nos três casos,
desde que se lhe acrescentasse um qualificativo especificando o ponto de vista em que
está colocado, ou a aplicação que se faz da palavra. Esta teria, então, um carácter
genérico, designando, ao mesmo tempo, o princípio da vida material, o da inteligência e
o do senso moral, que se distinguiriam mediante um atributo, como os gases, por
exemplo, que se distinguem aditando-se ao termo genérico as palavras hidrogénio,
oxigénio ou azoto. Poder-se-ia, assim dizer, e talvez fosse o melhor,
a) a alma vital - indica o princípio da vida material;
b) a alma intelectual - o princípio da inteligência, e
c) a alma espírita - o da nossa individualidade após a morte.
Como se vê, tudo isto não passa de uma questão de palavras, mas é uma questão
muito importante quando se trata de nos fazer entender. Em conformidade com essa
maneira de falar,
d) a alma vital seria comum a todos os seres orgânicos: plantas, animais e homens;
e) a alma intelectual pertenceria aos animais e aos homens; e
f) a alma espírita somente ao homem.










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3. Minigrupos (Caderno Nº1)
Leia com atenção os textos distribuídos e responda, por escrito, às questões:
Minigrupo 1
a- O que chama a atenção no objectivo deste curso?
b- Definam por palavras vossas o 1º parágrafo"Alma I"?
c- O que se considera ser a alma vital e quais os seres que a possuem?
d- Será que a alma é um fragmento da divindade?
e- O que se considera ser a alma intelectual e quais os seres que a possuem?

Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões.

Minigrupo 2
a- O vosso grupo tem dúvidas sobre a alma que é falada neste caderno?
b- Definam por palavras vossas o 4º parágrafo "Alma I"?
c- O que se considerado ser a alma espírita e quais os seres que a possuem?
d- Com base neste caderno o que é que o vosso grupo pensa sobre a alma?
e- Em termos gerais o que pensam sobre a matéria dada neste 1º caderno.
Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões.

Minigrupo 3
Responder às questões dos Minigrupos 1,2 e 3

Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões


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4. Teste (Caderno Nº1)
NOME:________________________________DATA: ___/___/ _____

Responda às seguintes perguntas:

1.1- Digam quem pensa que alma é o principio da vida orgânica?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

1.2 A alma é um ser material? Porquê?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

1.3- Justifique a designação de alma espírita Nas alíneas c) e f).

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________




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2º Caderno


5- ALMA II
6- MINIGRUPOS

7- TESTE









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5. ALMA II
O LIVRO DOS ESPÍRITOS, PARTE 2
a
- CAPÍTULO II, obra codificada por
Allan Kardec
134. Que é a alma?
"Um Espírito encarnado."
Observação do autor Note-se que a alma no mundo dos Espíritos utiliza-se do perispírito para a manifestação
da sua individualidade, assim, no mundo espiritual a alma + perispírito = Espírito, e, quando na Terra é um Espírito
encarnado, ou melhor, alma + perispírito + corpo físico = homem. (Ver O que é o Espiritismo - Cap. II, item 9, 10 e
14 - (obra de autoria de Allan Kardec).
134a) - Que era a alma antes de se unir ao corpo?
"Espírito."
134b) - As almas e os Espíritos são, portanto, idênticos, a mesma coisa?
"Sim, as almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um
dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente
revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem."
135. Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?
"Há o laço que liga a alma ao corpo."
135a) - De que natureza é esse laço?
"Semimaterial, isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso
que seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse
laço é que o Espírito actua sobre a matéria e reciprocamente."
NOTA DE ALLAN KARDEC - O homem é, portanto, formada de três partes
essenciais:
1
o
- o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo
princípio vital;
2
o
- a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;
3
o
- o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve
de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Como, num fruto, o gérmen,
o perisperma e a casca.
136. A alma independe do princípio vital?
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"O corpo não é mais do que envoltório, repetimo-lo constantemente."
136a) - Pode o corpo existir sem a alma?
"Pode; entretanto, desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do
nascimento, ainda não há união definitiva entre a alma e o corpo; enquanto, depois
dessa união se ter estabelecido, a morte do corpo rompe os laços que o prendem à alma
e esta o abandona. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não
pode habitar um corpo privado de vida orgânica."
136b) - Que seria o nosso corpo, se não tivesse alma?
"Simples massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, excepto um
homem."
149. No que se torna alma no instante da morte?
"Torna-se Espírito; isto é, entra no mundo dos Espíritos que havia deixado
momentaneamente".
O que é o Espiritismo - Cap. II, item 9, 10 e 14 - (obra codificada por Allan
Kardec).
9. Quando a alma está ligada ao corpo, durante a vida, tem duplo envoltório: um
pesado e grosseiro e perecível, que é o corpo; o outro fluídico, leve e indestrutível,
chamado perispírito.
10. Existem, portanto, no homem, três elementos essenciais:
1
o
. A alma ou Espírito, princípio inteligente onde residem o pensamento, a
vontade e o senso moral;
2
o
. O corpo, envoltório material que põe o Espírito em relação com o mundo
exterior;
3
o
. O perispírito, invólucro fluídico, leve, imponderável, servindo de intermediário
entre o Espírito e o Corpo."
14. A união da alma, do perispírito, e do corpo material constitui o homem. A
alma e o perispírito separados do corpo constituem o que chamamos Espírito.






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CURSO BÁSICO ELEMENTAR
SOBRE A ALMA

6. Minigrupos (Caderno Nº2)
Leia com atenção os textos distribuídos e responda, por escrito, às questões:
Minigrupo 1
a- Porque razão se chama espírito e não alma no mundo espiritual?
b- De quantas partes é constituído o homem. Expliquem
c- Expliquem o ponto 136b. Porquê?
d- Respondam ao ponto 149. Porque se chama espírito?
e- Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?


Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões.

Minigrupo 2
a- A união da alma, com perispírito o que é que constitui?
b- Quando a alma está encarnada, quantos envoltórios existem?
c- Para que serve o perispírito?
d- A alma pode obsediar um encarnado?
e- A vida orgânica pode animar um corpo sem alma?
Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões.

Minigrupo 3
Responder às questões dos Minigrupos 1,2 e 3

Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões





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CURSO BÁSICO ELEMENTAR
SOBRE A ALMA



7. Teste (Caderno Nº2)
NOME:________________________________DATA: ___/___/ _____

Responda às seguintes perguntas:

1.1- Que era a alma antes de se unir ao corpo?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

1.2 As almas e os Espíritos são mesma coisa. Expliquem porquê?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

1.3- Que função tem o perispírito na relação com a alma?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________



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CURSO BÁSICO DO PASSE (TEÓRICO/PRÁTICO)




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3º Caderno



8- ALMA III
9- MINIGRUPOS
10- TESTE







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8. ALMA III
NOTA DE ALLAN KARDEC referindo-se aos itens do caderno II:
A alma é assim um ser simples;
O Espírito um ser duplo, e
O homem um ser triplo.
Seria portanto mais exacto reservar a palavra alma para designar o princípio
inteligente, e a palavra Espírito para o ser semimaterial, perispírito, formado desse
princípio. Mas como não se pode conceber o princípio inteligente sem ligação material,
as palavras alma e Espírito são, no uso comum, indiferentemente utilizadas uma pela
outra porém, filosoficamente é essencial fazer-se a diferença.
Revista Espírita (Jornal de Estudos Psicológicos publicado sobre a direcção de
Allan Kardec),
Ano VII, Maio de 1864, pág. 138 e 139 - EDICEL.
As palavras alma e Espírito são por vezes consideradas sinónimos e utilizadas
indiferentemente, mas não exprimem exactamente a mesma ideia. A alma é, a bem
dizer, o princípio inteligente, imperceptível e indefinido como o pensamento. No
estado dos nossos conhecimentos, não podemos concebê-la isolada da matéria de
maneira absoluta. Dado que é formado de matéria subtil, o perispírito, faz dele um ser
limitado, definido e circunscrito à sua individualidade espiritual. De onde se pode
formular esta proposição:
A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o HOMEM;
A alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado
ESPÍRITO.
Nas manifestações espíritas não é, pois, a alma que se apresenta só; está sempre
revestida de seu envoltório fluídico; esse envoltório é o necessário intermediário,
através do qual ela age sobre a matéria compacta. Nas aparições não é a alma que se vê,
mas o perispírito; do mesmo modo que quando se vê um homem vê-se o seu corpo,
mas não o pensamento, a força, o princípio que o faz agir.


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Em resumo,
A alma é um ser simples, primitivo;
o Espírito o ser duplo e
o homem o ser triplo.
ESPÍRITO (Do lat. Spiritus).
Allan Kardec, no livro Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas
No sentido especial da doutrina espírita, os espíritos são seres inteligentes da
criação e povoam o Universo fora do mundo corpóreo.
NO LIVRO DOS ESPÍRITOS, - CAPÍTULO I, obra codificada por Allan Kardec
76. Que definição se pode dar dos Espíritos?
"Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o
Universo, fora do mundo material."()
A natureza íntima dos Espíritos, alma, é-nos desconhecida; eles mesmos não a
podem definir, seja por ignorância, seja pela insuficiência da nossa linguagem. Somos a
este respeito como cegos de nascença em face da luz. Segundo o que eles nos dizem, o
Espírito não é material no sentido vulgar da palavra; não é tampouco imaterial em
sentido absoluto, porque o Espírito é alguma coisa e a imaterialidade absoluta seria o
nada. O Espírito é, pois, formado de uma substância, mas da qual a matéria grosseira
que impressiona nossos sentidos não nos pode dar uma ideia. Pode-se compará-lo a uma
chama ou centelha cujo brilho varia segundo o grau de purificação. Pode tomar todas as
espécies de formas por meio do perispírito de que está envolvido.
ESPÍRITO ELEMENTAR (ALMA)
Allan Kardec, no livro Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas
(Vocabulário Espírita)
Espírito elementar - Espírito considerado em si mesmo e feita abstracção de seu
perispírito ou invólucro material. (Alma)


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O LIVRO DOS ESPÍRITOS, LIVRO 1
o
- CAPÍTULO II, obra codificada por
Allan Kardec
23. O que é o Espírito? (ALMA)
"O princípio inteligente do Universo." (Ver O que é o Espiritismo - Cap. II, item 9, 10 e 14 - (obra
codificada por Allan Kardec)).

PERISPÍRITO De per, em redor, e Spiritus, espírito.
Allan Kardec, no livro Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas
O invólucro semimaterial do Espírito depois da sua separação do corpo, o Espírito
o tira do mundo em que se encontra e o troca ao passar de um para outro, ele é mais ou
menos subtil ou grosseiro, segundo a natureza de cada globo. O perispírito pode tomar
todas as formas à vontade do Espírito, ordinariamente ele assume a imagem que este
tinha na sua última existência corporal.
Embora de natureza etérea, a substância do perispírito é susceptível de certas
modificações que a tornam perceptível à nossa vista. É o que se dá nas aparições. Ela
pode até, por sua união com o fluido de certas pessoas, torna-se temporariamente
tangível, isto é, oferecer ao toque a resistência de um corpo sólido, como se vê nas
aparições palpáveis.
A natureza íntima do perispírito não é ainda conhecida; mas poder-se-ia supor que
a matéria do corpo é composta de uma parte sólida e grosseira e de uma parte subtil e
etérea; ao passo que a segunda persiste e segue o espírito. O espírito teria, assim, um
duplo invólucro; a morte apenas o despojaria do mais grosseiro; o segundo, que
constitui o perispírito, conservaria o tipo a forma da primeira, da qual ele é como a
sombra; mas a sua natureza essencialmente vaporosa permite ao Espírito modificar esta
forma à sua vontade, torná-la visível, palpável ou impalpável.
O perispírito é, para o Espírito, o que o perisperma e para o germe do fruto. A
amêndoa, despojada do seu invólucro lenhoso, encerra o germe sob o invólucro delicado
do perisperma.
Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o
Espírito se utiliza; é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de
divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.



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CURSO BÁSICO ELEMENTAR
SOBRE A ALMA

9. Minigrupos (Caderno Nº3)
Leia com atenção os textos distribuídos e responda, por escrito, às questões:
Minigrupo 1
a- Será que alma e espírito são a mesma coisa? Justifique.
b- Um vidente vê a alma ou o espírito?
c- Que nome se dá à alma e ao perispírito separado do corpo?
d- Que definição se pode dar dos Espíritos?
e- O que se considera a natureza íntima dos Espíritos?


Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões.

Minigrupo 2
f- O que é o princípio inteligente do Universo?
g- Quando desencarnamos o que acontece ao nosso perispírito?
h- Para que uma aparição se torne tangível, que elemento é necessário?
i- Digam o que consideram ser a parte íntima do perispírito?
j- A alma tem alguma matéria subtil na sua constituição?
Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões.

Minigrupo 3
Responder às questões dos Minigrupos 1,2 e 3

Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões



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10. Teste (Caderno Nº3)
NOME:________________________________DATA: ___/___/ _____

Responda às seguintes perguntas:

1.1- Defina a alma.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

1.2 Como é constituído o espírito fora do corpo?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

1.3- O homem é um ser duplo, triplo, ou quadruplo?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________


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4º Caderno




11-FLUIDO UNIVERSAL

12- FLUIDO VITAL

13- PRINCÍPIO VITAL

14- OBRAS CONSULTADAS

15-MINIGRUPOS

16- TESTE





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11. FLUIDO UNIVERSAL
Questão 27 de «O LIVRO DOS ESPÍRITOS»
Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, é a trindade
Universal.
Deus é a inteligência suprema causa primária de todas as coisas .(q. 1 - LE)
O Espírito (Alma) é o princípio inteligente.
Para que o Espírito possa exercer acção sobre a matéria tem que se juntar o fluido
universal, pois, é ele que desempenha o papel intermediário entre o Espírito e a
matéria grosseira.
É lícito até certo ponto, classificar o fluido universal com o elemento material,
porém, ele se distingue, deste por propriedades especiais. Este fluido deve ser
considerado como sendo um elemento semimaterial, pois, está situado entre o Espírito
e a matéria.

12. FLUIDO VITAL
Allan Kardec na Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita (O LIVRO DOS
ESPÍRITOS)
e em nota referindo-se as questões de 68 a 70 LE.
O fluido vital é o mesmo que o fluido eléctrico animalizado, designado, também,
sob os nomes de fluido magnético, fluido nervoso, etc.
A quantidade de fluido vital não é factor absoluto para todos os seres orgânicos;
varia segundo as espécies e, não é factor constante, seja no mesmo indivíduo, seja nos
indivíduos da mesma espécie. Existem alguns que são, por assim dizer, saturados,
enquanto outros dispõem apenas de uma quantidade suficiente; daí, para alguns, a vida é
mais activa, mais vibrante e, de certo modo superabundante.
A quantidade de fluido vital se esgota; pode vir a ser insuficiente para manter a
vida, se não renovado pela absorção e a assimilação das substâncias que o contém.
O fluido vital se transmite de um indivíduo para o outro. Aquele que tem o
bastante, pode dá-lo aquele que tem pouco e, em certos casos restabelecer a vida prestes
a se apagar.

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13. PRINCÍPIO VITAL
O LIVRO DOS ESPÍRITOS - questões de 60 à 67
O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos, comum a todos os seres
vivos, desde as plantas até os homens.
Esse princípio reside no fluído universal. Ele é um elemento distinto e
independente. É dele que o Espírito extrai o envoltório semimaterial que constitui o seu
perispírito e, é por meio desse fluido que actua sobre a matéria.
Sua união com a matéria causa a animalização, ou seja, é o que dá vida a matéria e
tem por fonte o fluido vital também chamado de fluido magnético ou fluido eléctrico.
O princípio vital é modificado segundo as espécies. É ele que dá movimento e
actividade a matéria orgânica, distinguindo-a da matéria inerte, porquanto o movimento
da matéria não é a vida. Esse movimento ela o recebe não o dá.
Quando os seres orgânicos morrem a sua matéria se decompõem indo formar
outros organismos. O princípio vital retorna à massa de onde saiu.
O Espiritismo é ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina
filosófica. Como ciência, consiste nas relações que podem estabelecer com os Espíritos;
como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas
relações.
Podemos assim defini-lo:
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos
Espíritos, e de suas relações com o mundo corporal.
Allan Kardec, no livro «O QUE É O ESPIRITISMO», (Preâmbulo).
14. - Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exactamente da mesma
forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental. Fatos novos se
apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele os observa,
compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois,
deduz-lhes as consequências e busca as aplicações úteis. Não estabeleceu nenhuma
teoria preconcebida; assim, não apresentou como hipóteses a existência e a intervenção
dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da
doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos, quando essa existência ressaltou
evidente da observação dos fatos, procedendo de igual maneira quanto aos outros
princípios. Não foram os fatos que vieram a posteriori confirmar a teoria: a teoria é que
veio subsequentemente explicar e resumir os fatos. É, pois, rigorosamente exacto dizer-
se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação.
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As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam
sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era
aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas.
55. - Um último caráter da revelação espírita, a ressaltar das condições mesmas em
que ela se produz, é que, apoiando-se em fatos, tem que ser, e não pode deixar de ser,
essencialmente progressiva, como todas as ciências de observação. Pela sua substância,
alia-se à Ciência que, sendo a exposição das leis da Natureza, com relação a certa ordem
de fatos, não pode ser contrária às leis de Deus, autor daquelas leis. As descobertas que
a Ciência realiza, longe de o rebaixarem, glorificam a Deus; unicamente destroem o que
os homens edificaram sobre as falsas idéias que formaram de Deus.
O Espiritismo, pois, não estabelece como princípio absoluto senão o que se acha
evidentemente demonstrado, ou o que ressalta logicamente da observação. Entendendo
com todos os ramos da economia social, aos quais dá o apoio das suas próprias
descobertas, assimilará sempre todas as doutrinas progressivas, de qualquer ordem que
sejam, desde que hajam assumido o estado de verdades práticas e abandonado o
domínio da utopia, sem o que ele se suicidaria. Deixando de ser o que é, mentiria à sua
origem e ao seu fim providencial. Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo
jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro
acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se
revelar, ele a aceitará.
Allan Kardec, no livro «A GÊNESE», itens 14 e 55.
() NOTA DE ALLAN KARDEC: A palavra Espírito é empregada aqui para
designar as individualidades dos seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente
do Universo.
() Observação do autor desta apostila: A palavra Alma foi colocada entre
parêntesis para uma melhor compreensão. (Ver O que é o Espiritismo - Nota de A.
Kardec para Cap. II, item 9, 10 e 14 - (obra codificada por Allan Kardec)).














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14. Obras consultadas
Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos
seguintes livros:
1- O Livro dos Espíritos - 1857

2- O Livro dos Médiuns - 1861

3- A Gênese - 1868

4- O Espiritismo em sua mais simples expressão

5- O que é o Espiritismo

6- Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas

6.1Todos codificados por Allan Kardec

7- Revista Espírita

7.1(Jornal de Estudos Psicológicos publicado sobre a direcção de Allan
Kardec),

8- Ano VII, maio de 1864, pág. 138 e 139 - EDICEL.








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CURSO BÁSICO ELEMENTAR
SOBRE A ALMA

15. Minigrupos (Caderno Nº4)
Leia com atenção os textos distribuídos e responda, por escrito, às questões:
Minigrupo 1
k- Será que alma e espírito são a mesma coisa? Justifique.
l- Um vidente vê a alma ou o espírito?
m- Que nome se dá à alma e ao perispírito separado do corpo?
n- Que definição se pode dar dos Espíritos?
o- O que se considera a natureza íntima dos Espíritos?


Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões.

Minigrupo 2
p- O que é o princípio inteligente do Universo?
q- Quando desencarnamos o que acontece ao nosso perispírito?
r- Para que uma aparição se torne tangível, que elemento é necessário?
s- Digam o que consideram ser a parte íntima do perispírito?
t- A alma tem alguma matéria subtil na sua constituição?
Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões.

Minigrupo 3
Responder às questões dos Minigrupos 1,2 e 3

Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões
Um elemento do grupo funcionará como secretário para posteriormente apresentar as
conclusões



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SOBRE A ALMA



16. Teste (Caderno Nº4)
NOME:________________________________DATA: ___/___/ _____

Responda às seguintes perguntas:

1.1- Defina a alma.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

1.2 Como é constituído o espírito fora do corpo?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

1.3- O homem é um ser duplo, triplo, ou quadruplo?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________